Lil’ Wayne domina os grammy

lil_wayne_041808

Pela primeira vez na história dos prémios Grammy, os nomeados para a 51.ª edição foram anunciados durante um concerto especial, transmitido na televisão norte-americana, em que actuaram artistas como B.B. King, John Mayer ou Christina Aguilera. E houve algumas surpresas.

A nomeação mais inesperada foi a de M.I.A., que com o single Paper Planes foi nomeada para Melhor Disco do Ano, a categoria mais importante dos Grammy. Outra das novidades foram as oito nomeações do rapper Lil’ Wayne, que com o último disco, The Carter III, vendeu, apenas na primeira semana de lançamento, um milhão de cópias nos EUA.

Seguido de Lil’ Wayne estão os Coldplay, que estão nomeados em sete cateogrias, enquanto os rappers Jay-Z, Ne-Yo e Kanye West têm seis nomeações cada.

Na principal categoria dos Grammy está nomeado apenas um veterano, Robert Plant, com o tema Please Read the Letter. Os restantes nomeados, além de M.I.A., são todos britânicos: Adele, Leona Lewis e o grupo Coldplay.

No entanto as surpresas ficam-se por aqui. Os Radiohead estão uma vez mais nomeados para as categorias de Melhor Álbum Alternativo e Melhor Álbum, para que estão também nomeados os últimos discos de Coldplay, Lil’ Wayne, Ne-Yo e Robert Plant.

Além de nomes recentes, artistas como Paul McCartney, Neil Young ou Bruce Springsteen estão nomeados para a Melhor Performance Rock a Solo.

Fora do espectro anglo-saxónico estão nomeados, por exemplo, os últimos álbuns do brasileiro Gil Gilberto ou da cantora mexicana Lila Downs, ambos na categoria de Melhor Álbum de World Music Contemporâneo.

Ao todo os Grammy premeiam artistas em 110 categorias, que abarcam não só os melhores álbums e singles dos vários estilos musicais, mas também as melhores actuações ao vivo.

Todavia a cerimónia de entrega dos prémios, que irá decorrer a 8 de Fevereiro no Staples Center, em Los Angeles, tem um desafio pela frente: conseguir ter mais espectadores que a edição de 2008, que foi vista por 17,2 milhões de espectadores, tendo sido uma das cerimónias menos vistas na história dos Grammy.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: