Grutas da Maringanhana: os sussuros são audíveis

Gruta na praia de Maringana, Pemba, Moçambique

Gruta na praia de Maringana, Pemba, Moçambique

Moçambique pode ser considerado um país com um inesgotável manancial de recursos naturais, destacando-se entre eles, a natureza, ainda em estado “virgem”.

Tanto no interior, quanto na sua orla marítima de mais de 2.700 km, o país possui centenas de praias, em algumas das quais a presença humana é rara, com areais brancas, aguas cristalinas e onde a fauna marinha não conhece o depredador “homem”. Muitas são as ilhas e ilhotas onde a presença do homem ainda não se fez sentir.

Este “acordar” do real potencial turístico moçambicano só agora começa a vir ao de cima através de uma “agressiva” publicitação internacional desencadeada nos últimos anos pelas entidades governamentais em parceria com operadores privados: muitas unidades hoteleiras já se encontram a funcionar, ilhas antes desabitadas já possuem infra-estruturas de primeira linha, algumas das quais estão a acolher visitas mais ou menos discretas de personalidades famosas do mundo político, empresarial e artístico internacional.

No interior, o Parque da Gorongoza, na província central de Sofala, começa a renascer das cinzas, com a fauna bravia a recompor-se após a devastação causada pela guerra que se abateu sobre Moçambique durante 16 anos.

No Lago Niassa, embora ainda que de forma tímida, algo está a ser feito para atrair os turistas, para rivalizar com o que o vizinho Malawi já realizou. Nesta região do norte de Moçambique, a Reserva de Mecula, está também a atrair os turistas que apreciam a caça e colecção de troféus.

Para não falar das praias das províncias de Gaza e Maputo, no sul,  já bastante conhecidas internacionalmente: Bilene, Zongoene, Togo, Závora, Bazaruto, etc.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: