Foto de Marilyn Monroe pode quebrar recorde de preço em leilão

marilynmonroe1Apesar da recessão econômica e das quedas recentes nos preços pagos por arte, uma foto de Marilyn Monroe poderá atingir preço recorde quando for leiloada na próxima semana, disse a Christie’s na sexta-feira.

A imagem feita por Bert Stern, uma das últimas fotos da actriz antes da sua morte, pode quebrar o recorde de 63 mil dólares marcado em 1994, diz a casa de leilões.

A Christie’s também espera marcar um recorde mundial para um trabalho de Helmut Newton, o mais caro dos quais foi vendido por 380.725 dólares no ano passado.

Ambos fazem parte da colecção Constantiner, que inclui o maior grupo de fotos de Monroe a chegar ao mercado em qualquer tempo – mais de 100 ao todo.

“Ela é a personificação da idéia do glamour”, disse Philippe Garner, director internacional de fotografia da Christie’s.

A colecção acompanha a progressão de Monroe, disse ele à Reuters, “de garota jovem, ambiciosa e de cara lavada que queria fazer sucesso em Hollywood a essa mulher mais madura, mas de algumas maneiras confusa e problemática, que enfrentava o dilema de diferenciar a sua identidade das expectativas do público”.

Marilyn ainda era uma adolescente chamada Norma Jean Baker quando primeiro posou para o fotógrafo André de Dienes, que ajudou a levá-la à carreira de modelo e, mais tarde, ao estrelato.

Uma das primeiras sessões de fotos resultou num retrato clássico de Marilyn – ainda morena na época – diante de uma casa de fazenda, com feno a seus pés descalços, sorrindo para alguém que estava atrás da câmera.

Leon e Michaela Constantiner começaram a comprar fotos de ícones do glamour e do estilo no início dos anos 1990. A sua colecção inclui obras de William Klein, Herb Ritts e Irving Penn, além de dezenas de fotos de Newton, incluindo vários nus em tamanho natural estimados em até 600 mil dólares.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: