“The International” abre o 59.º Festival de Cinema de Berlim

386 filmes para ver em 11 dias

386 filmes para ver em 11 dias

O festival de cinema anual de Berlim , também conhecido como Berlinale, arrancou nesta quinta-feira, 5,  com a exibição do filme The International, um suspense do director alemão Tom Tykwer (Corra Lola, Corra). A trama envolve um agente da Interpol na sua luta para derrubar um poderoso banco que estaria a realizar actividades ilícitas.

The International é um dos 17 filmes que fazem a sua estreia mundial na Berlinale. O festival, na sua 59.ª edição é o primeiro dos grandes festivais europeus do ano. O ano passado o prêmio máximo, o Urso de Ouro, foi para Tropa de Elite, do director brasileiro José Padilha, que exibe na sessão Panorama, fora da competição, o seu novo documentário Garapa..

A abertura do evento com The International, segundo Tykwer, não tem nada a ver com a crise financeira internacional. Para o director foi apenas uma coincidência e ele afirmou sentir-se emocionado “com a ideia de que o banco represente o vilão num filme de suspense”.

Clive Owen interpreta o herói do filme, Louis Salinger, e Naomi Watts faz o papel de uma fiscal do distrito de Nova York que se une a ele para rastrear transações que financiam terroristas.

Owem disse que o seu personagem “viaja literalmente por todo o mundo atrás deste banco e na tentativa de derrubá-lo”.

Tykwer assinalou numa entrevista que “o tema do filme é um sistema e um princípio sobre os quais se construiu a nossa sociedade… Que surgiu com a ideia de intercambio de bens que agora estamos a começar a questionar”.

Um júri de sete membros presidido pela actriz britânica Tilda Swinton vai anunciar o vencedor em 14 de fevereiro. “Minhas expectativas? Não ter absolutamente nenhuma expectativa”, disse.

O director do festival, Dieter Kosslick afirmou que não espera que a crise econômica tenha um efeito directo sobre a Berlinale, que tradicionalmente conta com menos estrelas que os festivais de Cannes e Veneza, mas que se orgulha de ser acessível ao público em geral, e deve viver 11 dias de muito glamour, com a  exibição de 386 filmes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: