Lil’Wayne e Coldplay são os favoritos aos Grammys

grammy13

A cerimónia de entrega dos principais prémios da indústria discográfica norte-americana decorre hoje à noite em Los Angeles. Serão distinguidos artistas em 110 categorias. A nomeação de ‘Paper Planes’ da cantora M.I.A. para Disco do Ano continua a ser uma das grandes surpresas

Artistas britânicos dominam principais categorias

Logo à noite vai para o ar a 51.ª edição dos Grammys dominada por artistas britânicos, com 13 nomeações, de entre 20 possíveis, nas quatro principais categorias (Disco do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação). Os ingleses Coldplay são também a banda que pode arrecadar mais prémios, com um total de sete nomeações, incluindo em três das quatro principais categorias, graças ao álbum Viva la Vida or Death and all His Friends, de 2008.

Não obstante, o rapper norte-americano Lil’ Wayne, que editou Tha Carter III em 2008, é o grande favorito. No total, pode vencer oito prémios, incluindo Melhor Álbum, e os outros sete no campo do hip hop. Além de Lil’ Wayne, existem outros rappers com um total de seis nomeações, incluindo Ne-Yo, Kanye West e Jay-Z. Logo a seguir, surgem Jazmine Sullivan, John Mayer, Robert Plant & Alison Krauss e os Radiohead, que podem conquistar até cinco “grafonolas”.

Coldplay, os favoritos
Coldplay, os favoritos

Contudo, quando a lista dos nomeados foi revelada em Dezembro, a maior surpresa foi a presença da cantora britânica M.I.A., ao lado de nomes como Adele, Coldplay, Leona Lewis ou a dupla Robert Plant & Alison Krauss, candidatos na principal categoria. Hoje, pode conquistar o maior prémio da noite se o single Paper Planes for eleito Disco do Ano.

De resto, e como é habitual, a lista é dominada por artistas anglo- -saxónicos. As principais excepções surgem no campo das músicas do mundo. O maliano Toumani Diabaté está nomeado na categoria de Melhor Álbum de World Music Tradicional, graças ao disco The Mandé Variations. Já a cantora mexicana Lila Downs e o músico brasileiro Gilberto Gil são candidatos ao prémio de Melhor Álbum de World Music Contemporâneo.

Este ano os prémios Grammy, organizados pela Academia das Artes e das Ciências do Disco, sediada em Los Angeles, distinguem 110 discos e artistas. As várias categorias, que se dividem por estilos musicais como o rap e o heavy metal, a música clássica e a música alternativa. Nesta última categoria, grupos como Beck, Death Cab for Cutie, Gnarls Barkley, My Morning Jacket ou Radiohead competem pelo título de Melhor Álbum. Convém lembrar que os candidatos são escolhidos a partir de uma lista de álbuns editados nos Estados Unidos entre 1 de Outubro de 2007 e 30 de Setembro de 2008.

Uma resposta to “Lil’Wayne e Coldplay são os favoritos aos Grammys”

  1. E agora, com a chegada do dia, já são conhecidos os vencedores da última edição dos Grammys. Pode conferir a lista nesse link aí:
    http://cotonete.clix.pt/quiosque/noticias/body.aspx?id=42001
    A minha maior desilusão foi a “Paper Planes” de M.I.A. não ter conseguido o prêmio de melhor gravação do ano… Estava apostando muito nela, sobretudo com aquela produção incrível de Diplo! Mas pronto, a distinção foi para “Please Read the Letter”, de Robert Plant e Alison Krauss. De resto, penso que a grande novidade desta noite foi você poder ir acompanhando os prêmios… pelo Twitter!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: