Parlamento argentino decide até ao final do mês se repatria restos mortais de Jorge Luís Borges

Querem-no de volta a casa

Querem-no de volta a casa

Uma deputada do Partido Justicialista argentino, da Presidente, Cristina Kirchner, vai apresentar este mês um projecto de lei para fazer regressar à Argentina os restos mortais do escritor Jorge Luís Borges, sepultado em Genebra (Suíça).

María Beatriz Lenz defende que o momento ideal para a transladação seria Agosto, quando se completam 110 anos sobre o nascimento do autor de Ficções. A deputada cita, em comunicado, uma frase de Borges para ilustrar que o próprio escritor manifestou o desejo de ser sepultado no elegante Cemitério da Ricoleta, em Buenos Aires. “Não passo pela Ricoleta sem recordar que ali está sepultado o meu pai, os meus avós, tetravós, e que eu também estarei“, sublinhou em declarações que estão agora publicadas em antologias pessoais.

A ideia, que divide opiniões de Buenos Aires, é contestada pela viúva do escritor, Maria Kodama. “Numa democracia, nenhuma pessoa de nenhum partido pode dispor ou tentar dispor do corpo de outro ser humano, que é o mais sagrado, perante outra que continua a dedicar a sua vida ao amor“, declarou a uma rádio da capital argentina.

Jorge Luís Borges faleceu a 14 de Agosto de 1986, em Genebra, na Suíça. Kodama frisou que a vontade de autor de Livro de Areia era apenas “descansar em paz“. “Estou terrivelmente triste com tudo isto que está a acontecer“, manifestou a escritora.

Em sentido oposto, o presidente da Sociedade Argentina de Escritores, Alejandro Vaccaro, sustenta que “a repatriação de Borges” é uma “dívida que a Argentina há muito tem para com o escritor“.
O projecto defendido pela deputada María Beatriz Lenz conta já com o apoio do presidente do Parlamento, Alfredo Fellner.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: