Discos Vinil : A segunda vida dos discos de vinil

vinil

Com a proliferação do formato CD, durante a década de 90, as vendas de discos de vinil começaram a diminuir até quase desaparecer.

As grandes rodelas negras passaram a ser um objecto de culto, acarinhado por coleccionadores e melómanos, mas sem grande visibilidade comercial. As feiras e lojas dedicadas exclusivamente ao vinil nunca desapareceram, mas durante muitos anos as principais editoras deixaram de editar novidades neste formato. Nos últimos tempos, porém, a situação tem vindo a inverter-se.

Hoje, desde selos independentes como a Domino Records até grandes multinacionais como a Universal, são muitas as editoras que voltaram a apostar neste suporte com história. Simultaneamente, são reeditados, em versões remasterizadas e edições especiais, álbuns que durante anos só estiveram disponíveis em CD. Tudo porque,  num tempo em que, para muitos, a música está a perder um suporte físico, o gosto por ter algo palpável nas mãos não desapareceu de todo…

Os novos compradores de vinil são, sobretudo,  jovens amantes de música, em busca dos sons do presente. Uma situação claramente distinta da procura de coleccionadores ou de donos de velhos gira-discos, poucos certamente, que nunca se renderam ao digital.

Independentemente das razões por trás deste regresso, a verdade é que os profissionais do sector testemunharam um aumento significativo do volume de vendas nos últimos anos. Os LP têm assim um lugar de destaque em pequenas lojas independentes como em grandes cadeias multinacionais.

Em 2008, nos EUA venderam-se perto de 1,88 milhões destas rodelas negras. Este número pode parecer modesto, mas  corresponde a uma subida de 88% em relação a 2007, quando se vendeu apenas um milhão de unidades. De acordo com dados fornecidos pela Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), em Portugal, a venda de discos de vinil também registou “um significativo aumento” nos últimos anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: