ANC é favorito nas urnas desta quarta-feira

Zuma próximo presidente da Africa do Sul

Zuma próximo presidente da Africa do Sul

O Congresso Nacional Africano (ANC), partido símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul, enfrenta nesta quarta-feira, 22, o seu maior desafio nas urnas desde que chegou ao poder, em 1994.  O partido de Nelson Mandela, que manteve a hegemonia política na África do Sul nos últimos 15 anos, deve vencer as eleições desta quarta-feira e indicar o seu líder, Jacob Zuma, para a Presidência do país. No entanto, o ANC pode sair das eleições sul-africanas sem a maioria de dois terços no Parlamento, necessária para alterar a Constituição.

Mais de 23 milhões de eleitores estão registados para votar nas eleições nacionais e provinciais da maior economia da África. Os resultados oficiais devem ser divulgados apenas na sexta-feira.

Cercado de escândalos – entre eles um suposto estupro de uma mulher HIV positivo -, Zuma deve tornar-se o quarto presidente escolhido democraticamente, mas terá trabalho para assegurar aos investidores que o seu governo manterá as políticas que criaram o maior período de crescimento econômico da história da África do Sul.

Analistas dizem que a maioria de 70% que o ANC tem hoje na Assembleia Nacional pode ser reduzida para entre 60 e 65%. Se o partido obtiver menos de dois terços do Parlamento, dependerá de acordos com os outras legendas para aprovar qualquer emenda na Constituição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: