Fotojornalismo mundial na Fortaleza de Maputo

Estivador

Estivador

A Embaixada do Reino dos Países Baixos em Maputo traz pelo terceiro ano consecutivo a exposição da “World Press Photo” a Moçambique. A exposição estará patente de 3 a 22 de Outubro próximo na Fortaleza em Maputo.

Esta exposição móvel é única, e resulta de um concurso anual de fotografia jornalística. A abertura oficial será presidida pelo Sr. Frans Bijvoet, Embaixador do Reino dos Países Baixos em Moçambique.

Na amostra será exibido um total de 196 fotografias, incluindo a fotografia vencedora do ano, uma imagem a preto e branco do fotógrafo americano Anthony Suau, e as outras imagens vencedoras de cada uma das dez categorias.

Anualmente, um júri internacional e independente, consistindo de treze membros, avalia as entradas em 10 categorias diferentes, submetidas por fotojornalistas, agências, jornais e revistas de todos os cantos do mundo. A competição deste ano atraiu mais de 5508 fotógrafos de 124 países. No total 96 268 imagens deram entrada para o concurso.

Este ano o júri seleccionou uma imagem a preto e branco do fotógrafo americano Anthony Suau como a fotografia vencedora da “World Press Photo”, cujo tema é a crise financeira mundial. A imagem mostra um polícia armado do Departamento de Xerife do Condado de Cuyahoga a caminhar numa casa em Cleveland, Ohio, após os ocupantes terem sido despejados como resultado de falta de pagamento. Os polícias têm de assegurar que a casa está livre de armas, e que os residentes saíram da casa.

Velho Ngomane, prováveis 95 anos, da aldeia Germantine, Namaacha, Moçambique

Velho Ngomane, prováveis 95 anos, da aldeia Germantine, Namaacha, Moçambique

A fotografia vencedora, tirada em Março de 2008, integra-se numa história comissionada pela revista “Times”. A história fotográfica completa ganhou o segundo prémio na categoria de Vida Quotidiana deste concurso.

A “World Press Photo” é uma organização independente e sem fins lucrativos. Os seus escritórios são em Amesterdão, onde a “World Press Photo” foi fundada em 1955. O seu principal objectivo é apoiar e promover internacionalmente o trabalho de jornalistas fotográficos profissionais. Ao longo dos anos a “World Press Photo” tem evoluído para uma plataforma independente para fotojornalismo e troca de informação gratuita.

De forma a atingir os objectivos, a “World Press Photo” organiza anualmente o maior e mais prestigiado concurso de fotografia jornalística mundial. Projectos educacionais desempenham um papel importante nas actividades da “World Press Photo”. Seminários e “workshops” estão abertos a fotógrafos individuais, agências fotográficas e editores fotográficos estão organizados em países em desenvolvimento. A Masterclass do conceituado fotógrafo Joop Swart, é tida anualmente nos Países Baixos, direccionada a fotógrafos com talento no início das suas carreiras. Recebem instruções práticas e conselhos profissionais de chefes nesta profissão.

De referir que a exposição anual da “World Press Photo” é exibida em cerca de 100 lugares em todo o mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: