Renascimento da filatelia moçambicana? Os sabores da nossa gastronomia em 3 selos assinados pelo chief Marcos Graça

Selo sobre borboletas moçambicanas editado pelos serviços filatélicos coloniais portuguêses

Uma colecção de três selos assinados por Marcos Graça, um chief de cozinha moçambicana e internacional, circula há semanas pelo mundo. É a primeira vez que a empresa Correios de Moçambique emite selos com temática sobre os pratos típicos de Moçambique, a chamada gastronomia nacional.

Os serviços de Filatelia de Moçambique, ao longo dos anos, apresentaram selos retratando imagens sobre o rico potencial faunístico incluindo lugares e terras moçambicanas, nomedamente, grupos de animais, de flores, nomes de terras e lugares etc.

A nova colecção sobre a gastronomia moçambicana apresentam o valor facial de 8MT, 20MT e 40MT (Usd 1 equivale a 31MT) e presentemente já esgotaram no mercado segundo o autor das estampilhas.

Sobre quando é que ele teve conhecimento do referido concurso, ele sustenta que muitas vezes as pessoas são reconhecidas pelo seu valor, quer profissional, académico, artístico ou de qualquer outra índole. Assim, no caso dele, a sua participação foi-lhe sugerido e encorajado por pessoas que conhecem o seu potencial criativo e assim ele acedeu. “Como eu tenho por tradição guardar o meu acervo e registo profissional, tecnicamente chamado por portifolio, foi fácil levar para este concurso.

“Nesse portifolio continha fotografias dos pratos das regiões do sul, centro e do norte. No total eram quinze propostas e foram seleccionadas três”, recorda.

Trata-se de imagens representando um bolo de milho (Nampula), quiabo com camarão e coco ( Zambézia) e matapa com carangueijo com coco e amendoim (Inhambane).

Sobre a sua participação no certame, chief Marco Graça explica que para a emissão de selos, a empresa lançou um concurso desafiando aos potencias candidatos da área de para que apresentam as suas propostas na área de gastronomia moçambicana em 2008. A ideia era de levar os selos para participar numa mostra internacional em Portugal na Associação dos Operadores dos Correios de Portugal dos Países e Territórios de Expressão de Língua Portuguesa, e receberam muitas propostas. E de tantas propostas o jurado escolheu três propostas da minha autoria (reunidas num portofolio em fotografia) que são pratos típicos da nossa gastronomia dividida em três regiões.

Uma resposta to “Renascimento da filatelia moçambicana? Os sabores da nossa gastronomia em 3 selos assinados pelo chief Marcos Graça”

  1. O comarte é um blog, em especial, para arte (em geral, cinema , teatro, musica, artes plásticas…
    gostaria muito de fazer uma troca.
    que vcs postassem o link do comarte em seus recomendados, e eu postarei o link de vcs tbm no comarte. aguardo respostas. obrigado.

    http://www.comarte.wordpress.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: